VEIROS
SANTA CASA DA
MISERICÓRDIA

Historial

Embora não se saiba ao certo a data da fundação da SCMVeiros, o testemunho mais antigo data do ano de 1558, referente ao testamento de Francisca Dias, que se encontra no Livro de Foros da Misericórdia de Veiros, datado de 1745: “Deixou Francisca Dias em seu testamento feito no ano de 1558 = dez alqueires de trigo de foro em cada hu anno na erdade das Gafas d’ Almuro Com obrigasam de hua missa de requiem cantada por dia dos finados.” No entanto, apesar de situada na segunda metade do séc. XVI, é crível que a fundação da SCMVeiros seja do primeiro quartel do séc. XVI (conjetura), na medida em que a informação que consta do referido Livro de Foros demonstra uma instituição já com uma certa maturidade a nível de organização e estrutura. Segundo o “Questionário do Ministério do Reino” de 1876, a SCMVeiros assina o Compromisso da Misericórdia de Lisboa, assim como os estatutos que passam a reger a instituição, a 19 de Maio de 1618.
Por falta de documentação específica, não se pode afirmar, com segurança, qual foi a primeira sede da SCMVeiros. No entanto, tudo leva a crer que as primitivas instalações se tenham situado nas casas anexas à Capela do Sr. Jesus dos Passos e da Igreja Matriz de Veiros. Mais tarde, cuja data se desconhece, a SCMVeiros iniciou o serviço hospitalar à população, no edifício sito na rua José Maria Cortes, que posteriormente transferiu para a rua Condessa de Cuba, juntamente com a sua sede. Em 23 de Julho de 1983 a SCMVeiros inicia as valências de Lar de Idosos, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, substituindo a valência hospitalar, por sua vez, já reduzida a serviços de enfermagem.
É já no limiar do séc. XXI, a 10 de Junho de 2000, que a SCMVeiros transfere as suas instalações para a Tapada da Carneira, onde foi construído um novo edifício, com todas as condições de conforto e bem-estar para a população idosa, que passou a alojar, a sede da instituição, assim como todas as valências desenvolvidas, para além de, a partir de 2004, uma Oficina do Avô e um Banco de Ajudas Técnicas. Depois de obras de remodelação das instalações do antigo Lar/ Hospital da SCMVeiros, o edifício é re-inaugurado no dia 30 de Março de 2004, tendo vindo a acolher um ATL, integrando um Refeitório Escolar, uma Biblioteca e uma Sala de Informática, uma Loja de Solidariedade e um novo espaço de convívio de idosos.
Volvidos os séculos e apesar das vicissitudes do tempo, a SCMVeiros, mantém um valioso património histórico e cultural que bem traduz a dedicação de sucessivas gerações de veirenses fiéis ao espírito das "Obras da Misericórdia" que a fez nascer. Nesse sentido, continua a desenvolver um vasto programa de solidariedade social, fundamentalmente, na área da terceira idade.

Missão, Visão e Valores
MISSÃO
Promover o apoio a idosos na freguesia de Veiros, através do desenvolvimento de equipamentos e respostas sociais, tais como, Lar de Idosos (E.R.P.I.), Centro de Dia e Apoio Domiciliário.
VISÃO
Ser uma referência no apoio social a idosos, através da qualidade e sustentabilidade dos serviços prestados.
VALORES
Além das Obras de Misericórdia e da cultura institucional e caritativa da Misericórdia, constituem princípios gerais que presidem à filosofia de trabalho e gestão da SCMVeiros os princípios da dignidade humana, da família, como célula cristã fundamental da sociedade, da co-responsabilidade, da entreajuda e participação, da universalidade e igualdade, da solidariedade e economia social, da equidade social, da diferenciação positiva, da inserção social, da tolerância e da informação.

Corpos Gerentes (2024 - 2027)
MESA ADMINISTRATIVA
Provedora: Ermelinda Amélia Fialho Prim Xarepe
Vice-Provedora: Antónia Benedita Massano Sardinha Martins Mendes
Tesoureiro: António Manuel Espada Luís
Secretário: Jorge Miguel Capela Paulino
Vogal: Luís Manuel Rodrigues Bernardo
Vogal: António Joaquim Chagas Pereira
Vogal: José Maria Lopes Ribeiro
Vogal Suplente: José Joaquim Saruga Ferreira
Vogal Suplente: António Manuel Serrote Angelino
Vogal Suplente: António José Chagas Caldeira
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: João Henrique Raimundo
Vice-Presidente: Normando António Gil Xarepe
Secretário: Francisco Manuel Correia Caldeira
CONSELHO FISCAL
Presidente: João Manoel da Silva Moura dos Reis
Vice-Presidente: António Joaquim Galego Almada Beirão
Secretário: Ludgero António Proença Pereira
Vogal Suplente: Maria João Bento Garcia Luís
Vogal Suplente: Cláudia Maria Prim Xarepe

Contas de Gerência
Relatório e Contas 2023:
Relatório e Contas de Anos Anteriores:

