ENTIDADES PARCEIRAS

"A Irmandade da Misericórdia de Veiros, também denominada Santa Casa da Misericórdia de Veiros, é uma associação de fiéis, constituída na ordem canónica, com o objetivo de praticar a solidariedade social, concretizada nas “Obras da Misericórdia”, e realizar atos de culto católico, de harmonia com o disposto no seu Compromisso. A Irmandade tem personalidade jurídica, canónica e civil, e é reconhecida como Instituição Privada de Solidariedade Social." (in Compromisso da SCMVeiros)
SCM VEIROS INICIA PROJETO APROVADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO ALENTEJO (ALENTEJO 2020)

 

A Santa Casa da Misericórdia de Veiros vai dar inicio à execução do projeto aprovado através de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020 – Eixo 6 Coesão Social e Inclusão, no âmbito do Portugal 2020, Fundo Estrutural FEDER, na área das infra-estruturas e equipamentos socais e de saúde, o qual foi aprovada em Dezembro de 2018.

 

A operação, que tem um financiamento a fundo perdido de 85% do investimento elegível, tem como objetivo principal requalificar a infraestrutura e equipamentos da resposta social Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), tendo em vista a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população idosa no âmbito dos cuidados de apoio social e dos cuidados de saúde, através da aplicação de medidas de reconversão e modernização das instalações, ao nível da eficiência energética e da proteção e segurança face a situações de emergência.

CONVOCATÓRIA: Assembleia Geral para Apreciação e Votação do Orçamento e Plano de Atividades para 2020

 

Ao abrigo do n.º 2, alínea C, do Artigo 22º do Compromisso, convoco os Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Veiros, para a reunião ordinária da Assembleia Geral, a realizar no dia 29 de Novembro de 2019, às 14h00, no Lar de Idosos, na Tapada da Carneira, lote 1, em Veiros, com a seguinte ordem de trabalhos:

 

Ponto Um: Apreciação e votação do Orçamento e Plano de Atividades para o ano de 2020.

 

Veiros, 5 de Novembro de 2019

 

O Presidente da Assembleia Geral

João Henriques Raimundo

CELEBRAÇÃO DE FESTIVIDADES 
ATIVIDADES LÚDICAS/ INTERGERACIONAIS

 

A Santa Casa da Misericórdia de Veiros (SCMVeiros) tem estabelecido um plano de atividades lúdicas e recreativas, que visam celebrar as festividades e aniversários, para além de proporcionar visitas/ passeios e sessões de jogos de mesa, dando continuidade às vivências pré-intitucionalização dos utentes. As atividades têm também o objetivo de estimular o encontro entre diferentes gerações e fomentar a participação ativa dos idosos nas atividades, as quais são desenvolvidas em parceria com entidades da freguesia de Veiros e do concelho de Estremoz.

 

Data: Mensal

Local: ERPI/ Centro de Dia/ Serviço de Apoio Domiciliário

SESSÕES DE ESCLARECIMENTO
E DEBATE
ATIVIDADES FORMATIVAS

 

Regularmente, a SCMVeiros convida profissionais reconhecidos nas mais diversas áreas, para a realização de sessões de esclarecimento e informação, ou debate, no sentido de promover o conhecimento e a reflexão acerca de temáticas de interesse comum e a informação dos utentes acerca de temas que os sensibilizem para a melhoria das suas condições de vida.  

 

Data: Mensal

Local: ERPI/ Centro de Dia/ Serviço de Apoio Domiciliário

ANIMAÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA
ATIVIDADES CULTURAIS

 

A ERPI e Centro de Dia de Veiros recebe, mensalmente, as sessões "Histórias que se Cruzam" - Animação do Livro e da Leitura, atividade realizada em parceria com a Biblioteca Municipal de Estremoz. As sessões são preenchidas com histórias e contos animados pelas técnicas da Biblioteca, assim como, pelos contributos dos utentes, que incidem, principalmente, nas tradições orais locais.

Data: Mensal

Local: ERPI/ Centro de Dia

SESSÕES DE EXERCÍCIO FÍSICO
ATIVIDADES DESPORTIVAS

 

A SCMVeiros, em parceria com a Câmara Municipal de Estremoz, proporciona sessões de ginástica e motricidade aos utentes, onde estão também incluídos os jogos tradicionais, tendo em vista estimular o gosto dos utentes pela atividade física e consciencializá-los de que esta é uma mais-valia para a sua saúde e bem-estar.  

 

Data: Semanal

Local: ERPI/ Centro de Dia

HORTA DE TEMPEROS
ATIVIDADES QUOTIDIANAS

 

Os utentes autónomos da SCMVeiros são convidados a participar em tarefas relacionadas com o quotidiano da instituição, nomeadamente, na manutenção de uma pequena horta de temperos a utilizar nas refeições, contribuindo, dessa forma, para que os utentes possam dar continuidade a atividades que praticavam antes da integração na resposta social. 

 

Data: Diária

Local: ERPI/ Centro de Dia

CELEBRAÇÃO DO DIA 13 DE MAIO
ATIVIDADES ESPIRITUAIS/ RELIGIOSAS

 

A SCMVeiros promove um conjunto de atividades no âmbito espiritual/ religioso, no sentido de proporcionar o conforto espiritual como complemento para a qualidade de vida dos utentes.  Essas atividades, realizadas em parceria com a Paróquia de Veiros, têm uma periodocidade variável, desde as atividades semanais, como o Terço e o Sacramento da Comunhão, até à Semana Santa ou a celebração do dia 13 de Maio.

 

Data: Semanal

Local: ERPI/ Centro de Dia

TRABALHOS MANUAIS/ ARTESANATO
ATIVIDADES MANUAIS

 

Os utentes da SCMVeiros são incentivados a dar continuidade à elaboração de trabalhos e peças de artesanato, em diversos materiais, como cortiça, madeira, rendas, etc., como forma de contribuir para a preservação dos costumes e práticas locais. Para além disso, são também integrados trabalhos manuais como complemento das festividades mensais, de forma a fomentar as capacidades de destreza manual dos utentes.

Data: Diária

Local: ERPI/ Centro de Dia

Contactos

Morada: Tapada da Carneira, lote 1

                7100-681 Veiros - ETZ

 

E-mail: scmveiros@hotmail.com

 

Telefone: 308 808 395

Inscrições
Mapa

​© 2019, por SCMVeiros

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now